
Ginecomastia

O que é?
A ginecomastia é o aumento benigno das glândulas mamárias em homens, muitas vezes causado por desequilíbrios hormonais, uso de certos medicamentos ou substâncias como anabolizantes. Quando não há regressão espontânea ou melhora com tratamento clínico, a cirurgia plástica se torna opção eficaz para restaurar o contorno torácico
Indicações
- Aumento persistente da região mamária masculina que não melhora com tratamento clínico
- Impacto emocional ou insegurança relacionados à forma do tórax
- Ginecomastia por desequilíbrio hormonal, medicamentos ou substâncias
- Excesso de tecido glandular e/ou gordura que distorce o contorno do tórax
- Manutenção do quadro após 12 meses de acompanhamento clínico

Como é feita a cirurgia?
A intervenção combina ressecção da glândula mamária e/ou lipoaspiração de gordura, normalmente por meio de incisão periareolar discreta. Esse procedimento permite retirar o excesso glandular e modelar o contorno, com anestesia local, com sedação ou geral, e dura em média de 1 a 3 horas, variando conforme o caso.
Pós-operatório
O pós-operatório geralmente é tranquilo. É recomendado o uso de cinta ou colete compressivo por 30 a 45 dias, ajudando a contornar o inchaço e a moldar o tórax. O paciente costuma retomar atividades leves após 7 a 10 dias; dirigir e levantar os braços ainda podem ser restritos por mais tempo. Exercícios mais leves podem ser retomados a partir da terceira à quarta semana, com retorno completo aos treinos após cerca de 2 meses.
Agende sua consulta
Cada corpo é único e cada cirurgia também. Agende sua consulta com o Dr. Victor Hugo e entenda qual técnica é ideal para você.